Arte: Pablo Picasso e suas fases (Espanha)

*Por Daiana Zubowicz
Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Martyr Patricio Clito nasceu em Málaga em 1881 e foi conhecido no mundo todo como Pablo Picasso. Sua obra esteve íntimamente ligada a sua vida pessoal e atualmente, é dividida em fases. 

  • Fase azul: nesta época, Pablo pintava pessoas tristes e desesperadas, resultado de seus primeiros anos em Paris onde a pobreza e o frio eram comum na vida do artista. Predominam as cores azules, gélidas, apagadas. 
  • Fase rosa: entre 1904 e 1906, Picasso se apaixona pela Fernand Olivier, mudando da sua fase azul para a rosa. A alegria destaca-se nas cores claras e na eleição dos personagens que aparecem nas pinturas: artistas, dançarinos e acróbatas. 
  • Fase africana: ainda na França, Pablo começa a experimentar com figuras que se assemelham a máscaras africanas como o retrato que pinta da sua amiga  Gertrude Stein. 
  • Cubismo: talvez umas das fases mais conhecidas do artista; o cubismo parte da ideia de que as figuras da realidade, todas eles, podem ser transformadas em cubos, triângulos e quadrados. A geometria da vida vista diretamente nos quadros. 
  • Colagem: Pablo começou a experimentar com materiais do cotidiano para criar suas obras no começo da década de 1910. "Naturaleza Muerta con Silla de Rejilla" pertence a esta fase. 

Além das fases, a obra de Picasso esteve cheia de eventos como o casamento e os filhos, os amigos e os contextos políticos, todo transformado em peças artísticas que hoje são admiradas por milhões. 
ATIVIDADE
1) Observe o quadro e leia o vocabulário dado. 
2) Una as palavras com as partes do corpo correspondentes. 
3) Baixe a ficha e as respostas AQUI.


0 comentários:

Postar um comentário