Arte: Roberto Ossaye, um pintor social (Guatemala)

*Por Daiana Zubowicz

Roberto Ossaye nasce na cidade de Guatemala em 11 de janeiro de 1927. Sua vida transcorre em um contexto social tumultuoso e por esse motivo, grande parte da sua obra reflete a necessidade de mudança, de inconformismo e de luta contra o estabelecido em cores fortes e vibrantes, em formas que se rebelam contra as estruturas oficiais e definidas pela pintura da época. 

Roberto cria durante a ditadura do General Ubico, época de terror e dor representada nos rostos dos quadros que ele pinta e na necessidade de revolução nas cores e linhas traçadas na tela. Durante a curta vida do pintor, movimentos como o "muralismo mexicano" do Diego Rivera eram perseguidos por seu tom revolucionário. Roberto soube expressar esse grito de revolução através do seus quadros influenciados pelo Cubismo/ Pós Cubismo e ser um grito de liberação numa época que o "oficial" era o reconhecido e admirado. 

Ele morre prematuraments aos 27 anos, deixando um maravilhoso legado e tornando-se uns dos pintores mais importantes da Guatemala. 

ATIVIDADE

1) Oberve a pintura do Roberto Ossaye e marque as cores que você encontra nela. 

2) Baixe a atividade e as respostas AQUI. 


3) Dúvidas? Perguntas? Escreva para info@clubedoespanhol.com.br


0 comentários:

Postar um comentário